CONTROLE DE POMBOS E MORCEGOS


              

                                                    Ligue e faça já um orçamento, é grátis.

porto velho-RO (69)9277-8399 (69)8458-3717

ou entre em contato por e-mail:

  combatepragas.dedetiza24h@gmail.com

será um prazer atendê-lo.

 POMBOS                 

* o que são?

* como agem?

* quais as doenças causadas pelos pombos e morcegos?

* como manter a higiêne?

* porquê controle de pombos e morcegos?

                Apesar dos pombos simbolizarem a Paz, os pombos são considerados pragas urbanas devido a sua característica de serem hospedeiros de diversos organismos que causam prejuízos à nossa saúde,  Além disso, os pombos causam danos materiais decorrentes da deposição de suas fezes nos mais diversos tipos de construções, em materiais industrializados, em depósitos de maquinarias, etc.

               As aves têm um importante papel ecológico pois, como todos os outros seres vivos, participam de uma teia alimentar. Isso significa que elas fazem parte de diversas relações alimentares nas quais uns seres se alimentam de outros. A exemplo disso, pode-se analisar os pombos em uma pequena parte dessa teia, denominada cadeia alimentar.

                Dentre tantas doenças transmissíveis pelo pombo, existe a  Toxoplasmose - que pode causar cegueira, aborto, e até a morte, entre outras encontra-se: Histoplasmose, Erisipela, Salmonelose, Candidíase, Aspergilose,  doenças que são transmitidas ao homem principalmente por vias respiratórias, através da inalação das fezes secas depositadas em caixas armazenadas, no chão, em beirais, em máquinas, ou em qualquer outro local defecado. Outra forma de contaminação é através dos piolhos dos pombos.Os pombos podem viver até 15 anos, Com 7 meses já se reproduzem, 5 ninhadas por ano são produzidas, e cada ninhada são gerada 2 filhotes de pombos.

                O conceito mais evoluído no controle de pragas é o Manejo Integrado, cuja filosofia consiste na aplicação concomitantemente de diferentes estratégias de controle. O uso de substâncias químicas pode eliminar os pombos, mas além de ser cara é crime. De acordo com os artigos 29 a 32 da Lei Federal no. 9.605 de fevereiro de 1998, é proibido usar iscas envenenadas (crime de crueldade com os animais).

                A limpeza do local habitado por pombos deve ser realizada, porque as fezes além de conterem causadores de doenças, ainda podem atrair outros animais como ratos e baratas ao local. Não ingerir carne de pombos, a não ser bem cozida, pois há uma grande possibilidade de infecção por salmonela. Cuidado ao respirar o ar de ambientes onde pombos vivem, pois além da poeira que sai das fezes dos pombos provocar as doenças citadas acima, ela causa irritações respiratórias, como alergia, e dermatite.

       

* Principais doenças transmitidas pelos pombos são:

- CRIPTOCOCOSE – inflamação no cérebro e meninges, ocasionadas por fungos.

- HISTOPLASMOSE infecção pulmonar causada por fungos.

- ALERGIA desencadeada por penas que contém piolhos, ácaros e pulgas.

- TOXOPLASMOSE infecção celular que ataca múltiplos órgãos, ocasionada porprotozoários.

- ORNITOSE infecção pulmonar.

- SALMONELA infecção intestinal, ocasionada por bactérias ( alimentos contaminados ).

- PSITACOSE causa dor de cabeça, febre alta, calafrios, ocasionadas por vírus.

- COCCIDIOSE, CANDIDÍASE, ENCEFALITE, PSEUDOTUBERCULOSE, TUBERCULOSE AVÍCOLA (mais de 26 doenças já registradas.)

 

  MORCEGOS

 

                   Os morcegos não são cegos, alguns deles têm uma axcelente visão. Não são vampiros e não atacam as pessoas,  eles são animais pequenos e tímidos que se alimentam de insetos. O método mais eficiente para evitar a permanência dos morcegos no telhado é a vedação dos acessos,  preferencialmente utilizando tela de arame, Não esquecendo de verificar telhas soltas ou quebradas. O uso da passarinheira no beiral do telhado impede a entrada de morcegos, assim como de pássaros ou grandes insetos. O uso simultâneo de várias telhas Cristal é uma precaução a mais, uma vez que os morcegos fogem da luz solar. Os morcegos são espécies brasileiras e protegidas por lei. Sua captura, perseguição ou destruição é proibida. Seu controle só deve ser feito por pessoal treinado e quando realmente necessário.

                Os morcegos que às vezes aparecem em nossas casas são quase sempre filhotes extraviados ou, acidentalmente, morcegos adultos que entraram voando por uma janela ou porta aberta. Muitas vezes estão somente á procura de comida. Quando se nota que há a presença de um morcego na sua casa, o primeiro passo é ficar calmo. Se o morcego estiver voando, ele deve estar procurando uma saída para escapar. Os morcegos não hematófagos não atacam as pessoas. Acenda algumas luzes pela casa, de modo que você possa ver o morcego facilmente e ele também possa enxergar, pois eles não são cegos. Em seguida, feche as portas que dão para outros cômodos, abra as portas e janelas do cômodo onde o morcego está e, se possível, acenda uma luz fora para que o morcego possa ver facilmente a saída.Caso não saiba distinguir um morcego hematófago, dos demais morcegos, é melhor não provocá-lo e não tentar capturá-lo. Isole o local, afaste pessoas, animais do ambiente, e não se preocupe com a transmissão de doenças ou vírus.

 

Translate this Page

Rating: 2.7/5 (73 votos)

ONLINE
1